Blog

3 ferramentas de comunicação para organizações sociais

A comunicação é algo inerente a todos. Por meio dela, apresentamos ideias e revolucionamos o meio em que vivemos. Ela é parte essencial de nossas experiências e rege as relações humanas. De acordo com o Project Management Institute (PMI), uma grande fatia dos problemas gerados dentro de instituições brasileiras iniciam, principalmente, devido à comunicação – chegando a representar 64% do gráfico. Segundo estudo da About.com, entre as três principais razões das pessoas não gostarem de seus empregos dois deles estão relacionadas à comunicação. Os pesquisados informaram que a falta de sentido da gestão é o principal problema, seguido pela má comunicação e as constantes mudanças não bem comunicadas.

Veja também: A comunicação entre projetos sociais e a comunidade durante a pandemia da Covid-19

Os custos da falta de comunicação

Uma comunicação ineficiente pode ser traduzida em consideráveis perdas financeiras para qualquer negócio, inclusive nas organizações sociais. Pesquisa da Spikes Cavell revela que 57% dos projetos na área de TI que falharam tiveram como causa a comunicação ruim entre as partes interessadas, ficando na primeira posição entre os motivos por fracassos.

É preciso investir e concentrar esforços para uma boa comunicação e, como gestor social, entenda que os problemas relacionados a ela estão nos processos e não em sua equipe.

Para todo problema, há uma solução

Você é gestor social e tem passado por falhas no processo de comunicação dentro de sua organização?

Vamos apresentar 3 ferramentas de comunicação ideais para organizar processos e manter um fluxo otimizado, em que todas as partes terão autonomia e poderão participar da construção do sucesso que será a comunicação em sua empresa.

Ferramenta 1: SCRUM

Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento. Nela, os projetos são divididos em ciclos chamados de sprints. As demandas a serem implementadas em um projeto são alocadas em uma lista chamada Product Backlog. No início de cada sprint, é realizada uma reunião de planejamento na qual o gestor prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o sprint que se inicia.

A cada dia de uma sprint, a equipe faz uma breve reunião – o objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar problemas e impedimentos, além de entender as prioridades do dia que está iniciando. Ao final de uma sprint, a equipe apresenta o que foi realizado. Logo em seguida, faz-se uma retrospectiva das entregas, com os pontos que deram certo e os aprendizados, e todos, juntos, partem para o planejamento da próxima sprint.

Consegue enxergar aqui o potencial que essa metodologia tem para sua organização social? Ela ajuda com que todas as partes se comuniquem durante o processo de execução de um projeto e evita problemas antes mesmo que eles aconteçam.

Essa é apenas uma pequena parte sobre o SCRUM. Recomendamos a leitura do livro sobre a metodologia, que traz uma série de dicas preciosas, que, se aplicadas, podem mudar totalmente o cerne de sua gestão.

Ferramenta 2: Feedback

Se até hoje você não via o feedback como ferramenta, comece a entender que, sim, ele é.  O aprendizado e a evolução também são importantes para um bom processo de comunicação dentro das empresas. Somente por meio de um feedback bem estruturado é possível que as partes envolvidas em sua organização entendam onde e como podem melhorar, ou potencializar o que tem sido feito.

O feedback como ferramenta de comunicação nas organizações sociais, motiva os colaboradores a melhorar, trazer novas ideias e a usar métodos que tornem o trabalho mais produtivo.

Essa ferramenta estratégica evita uma série de transtornos que seriam resolvidos como uma boa conversa (o ápice de uma excelente comunicação).

#Gestor social: invista tempo em boas conversas com seu time.

Ferramenta 3: Sociall

Agora, imagine todas as ferramentas acima, atreladas a uma que otimiza seu tempo e te mantém ciente de tudo o que ocorre na empresa?

O Inflor Sociall é uma ferramenta de gestão de investimento social privado e de relacionamento. Ele possibilita facilidades como: centralizar o recebimento de demandas ou projetos próprios ou da comunidade, analisar e definir a viabilidade de deferimento, acompanhar profundamente a execução e o impacto financeiro e social gerado, publicar e gerenciar editais de seleção de projetos públicos, receber reclamações ou impactos dos mais diversos stakeholders do seu ecossistema, intensificar o relacionamento com as partes interessadas, utilizando a solução mobile para a captura e acompanhamento de stakeholders, mesmo em situação de ausência de sinal telefônico/internet. Além disso, fortalece a proatividade no relacionamento social.

A comunicação no Inflor Sociall torna-se mais fluida entre as partes interessadas, por meio do diálogo operacional/comunitário, permitindo mapear e mitigar riscos sociais e da operação, a fim de aproximar a empresa do seu Licenciamento Social.

O que achou do nosso material? Esperamos que consiga aplicar essas ferramentas e que tenha sucesso na comunicação de sua empresa.

Conheça o Blog do Sociall 

Fique por dentro de nosso Blog, porque por aqui sempre encontrará notícias e dicas poderosas para alavancar os resultados dos seus projetos. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

9 dicas para o sucesso do seu projeto social

Marketing Social: entenda como ele traz visibilidade para seu projeto

Até o próximo conteúdo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Outras notícias

Deixar uma resposta