Blog

Como controlar de forma eficiente os recursos de seu projeto social

A gestão de doações é um passo muito importante para que o projeto social da sua empresa seja eficiente e atinja todos os objetivos planejados. Nesse sentido, a administração dos recursos é fundamental para que você, gestor, possa controlar e registrar o que entra e sai durante as etapas de desenvolvimento do projeto social.

Ao longo deste post você vai conferir dicas de como gerenciar as doações do projeto social da sua empresa. Vamos lá?

Veja também: Entenda por que a gestão de projetos sociais precisa de relatórios

Trabalhe com harmonia

a organização é primordial para gestão de projetos sociais. Para te auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com 5 dicas fundamentais para que a sua gestão financeira seja eficiente.

A gestão financeira em um projeto social permite registros adequados e um bom acompanhamento por parte do gestor, o que contribui para a otimização dos resultados que foram previamente planejados. Dessa forma, torna-se fundamental para a gestão de investimentos, uma vez que viabiliza o fortalecimento do projeto social por meio do uso de métricas para registro e controle.

Outra importante característica vinculada à gestão financeira e que destaca sua importância é que, quando bem feita, possibilita a redução de gastos desnecessários e uma correta destinação dos recursos, o que impacta fortemente nos resultados do seu projeto social. Dessa forma, quanto mais eficiente, inteligente e ativa for a gestão de doações, maiores serão a qualidade e os resultados alcançados.

Vale ressaltar que para ser eficiente, o controle dos recursos do seu projeto social precisa ser pautado em relatórios. Isso porque, a gestão financeira não é um processo fechado com início, meio e fim. Na verdade, ela pode ser vista como um círculo no qual é necessário investir constantemente em estratégias e na análise contínua dos resultados para que se possa ter uma dimensão de como se comportaram as estratégias adotadas, o que funcionou e o que não funcionou. Isso garante que você, por exemplo, evite perdas desnecessárias com má destinação dos recursos arrecadados.

Organização: peça fundamental da gestão

Como já falamos em outros conteúdos aqui no blog do Sociall, a organização é primordial para gestão de projetos sociais. Para te auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com 5 dicas fundamentais para que a sua gestão financeira seja eficiente.

Dica 1 – Atente-se ao fluxo

Ficar atento ao fluxo de recursos que seu projeto social possui tem um papel fundamental dentro dos processos de como fazer uma gestão financeira eficaz. Por meio dele, é possível verificar todas as entradas e saídas em um determinado período. Somente com essas informações será possível identificar o quanto a empresa tem disponível para realizar novas etapas do projeto e se as dívidas não ultrapassam as receitas.

2 – Cuidado com as dívidas

As dívidas e gastos desnecessários são muito comuns dentro de uma empresa. No setor social, essa realidade se mantém. Uma das principais razões para isso é que quando você percebe que o seu projeto social está crescendo, a sua animação e a vontade de ver resultados melhores aumenta, o que pode representar um perigo. Para evitar perdas de recurso, faça uma análise minuciosa dos seus dados antes de realizar qualquer aplicação.

3 – Sempre faça registros

Gestor, para controlar o que entra e sai de recurso financeiro no seu projeto social, ressaltamos a importância dos registros. É essencial que todas as doações sejam registradas em documentos que precisam estar organizados e devidamente nominados. Dessa forma, você terá maior dimensão e controle dos recursos para uma boa gestão.

4 – Mensure e compartilhe resultados

De nada adianta realizar levantamento e identificação dos gastos do projeto social, se a equipe não é informada e não faz parte de todo o processo de gestão de recursos. É preciso envolver  os integrantes para que haja um envolvimento em prol da redução dos custos e despesas. Assim, é possível buscar melhorias que possam tornar seu projeto social mais eficiente com menos desperdício e, consequentemente, menos gastos.

Controle e gestão de doações

Softwares de gestão facilitam o controle das contribuições e permitem que os gestores tenham acesso a diversas informações e relatórios que ajudam na tomada de decisão. Com essa tecnologia é possível fazer um gerenciamento de recursos de forma mais eficiente. Nesse sentido, o Inflor Sociall  é uma solução que possibilita uma série de facilidades para auxiliar no processo de controle das doações do seu projeto social.

O que achou do nosso material? Esperamos ter contribuído para a melhora da gestão das doações do seu projeto social.

Fique por dentro de nosso Blog, porque por aqui sempre encontrará conteúdos e dicas para alavancar os resultados dos seus projetos.

Conheça o Blog do Sociall 

Fique por dentro de nosso Blog, porque por aqui sempre encontrará notícias e dicas poderosas para alavancar os resultados dos seus projetos. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

5 passos para organizar e acompanhar editais de seu projeto social

A comunicação entre projetos sociais e a comunidade durante a pandemia da Covid-19

Até o próximo conteúdo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter