Blog

Passo a passo de como criar um blog para seu projeto social

Como criar um blog para seu projeto social

De acordo com um artigo da Resultados Digitais, o blog é uma ferramenta que tem potencial de ajudar uma empresa, marca ou, até mesmo, um projeto social a ganhar autoridade, aparecer no topo dos buscadores e, dessa forma, ter mais visibilidade. Com uma boa estratégia, é possível criar e compartilhar conteúdos relevantes para sua audiência, o que gera interesse genuíno nas ações que são desenvolvidas pelo setor social da sua empresa. 

No conteúdo especial de hoje, nós, do Blog do Sociall, preparamos um passo a passo de como construir um blog de sucesso para que você, gestor, possa alcançar todos os resultados esperados com seu projeto. Continue lendo para conferir! 

Veja também: 5 motivos para usar o Sociall em seu projeto social

🎯 Passo 1: defina objetivos claros

O que você pretende alcançar com seu blog? A resposta mais óbvia é conquistar mais visibilidade para seu projeto social, como já citamos. Porém, não é necessário definir apenas um objetivo, mas é fundamental listá-los de forma clara, já que é a partir daí que montará sua estratégia de produção de conteúdo. Nossa dica é também focar em gerar interesse genuíno e sensibilizar as pessoas, destacando os impactos positivos que as ações desenvolvidas pelo seu projeto causam na comunidade. 

💭 Passo 2: escolha nome e domínio para seu blog

Com os objetivos em mente, o próximo passo para criar um blog para seu projeto social é escolher nome e domínio. Vale destacar que, apesar de serem entendidos como sinônimos, endereço não é o mesmo que domínio. 

  • Domínio: é uma sequência de caracteres que identifica um site específico, como, por exemplo, sociall.com.br/blog.

Sugerimos que dê preferência a um nome fácil de lembrar, de rápida associação e compatível com seu projeto social e com os conteúdos que serão abordados. Evite palavras confusas e extensas, com muitas consoantes, que são difíceis de falar e escrever. Para o domínio, nossa dica é optar por uma sequência de palavras que faça sentido e esteja, de fato, relacionada ao nome do seu blog. 

✅ Passo 3: registre o domínio do blog

Com nome e domínio escolhido, é hora de verificar se está disponível para compra e registrá-lo em nome da sua empresa. Existem diversos sites nacionais para registro de domínio, por isso, pesquise bastante e tenha cuidado ao escolher. Nossa sugestão é a plataforma Registro.br, que é segura e simples de usar.

💻 Passo 4: escolha uma plataforma para criar o blog

Escolha uma plataforma para criar o blog

Antes de operacionar a hospedagem do blog, é preciso escolher qual estrutura o fará funcionar. O Content Management System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo – atua nos bastidores do seu blog, tornando o conteúdo navegável, criando páginas e links e permitindo que você faça o gerenciamento do site. Alguns CMSs são populares, como o WIX, SquareSpace, Blogger e WordPress, que é o mais usado no mundo.

📶 Passo 5: selecione um fornecedor de hospedagem

O quinto passo para criar um blog para seu projeto social é escolher um fornecedor de hospedagem, que garante a disponibilidade do seu site na internet. Ou seja, as empresas que fornecem esse serviço são responsáveis por manter seu blog online e armazenar todo o conteúdo disponibilizado. Você pode escolher entre diversas opções de fornecedores, mas, para te ajudar, listamos as mais reconhecidas e confiáveis: Hostgator, GoDaddy e Stage

📝 Passo 6: planeje a produção de conteúdo 

Com todos os passos cumpridos, é hora de pensar em como alcançar os objetivos do seu blog por meio dos conteúdos que serão publicados. Para isso, sugerimos que produza materiais que englobem quatro principais frentes: 

  • Por que seu projeto social existe?
  • Como ele atua?
  • Quais são os resultados para a comunidade? 
  • Qual é a visão das pessoas impactadas pelas ações do seu projeto?

É importante ressaltar que os conteúdos que produzir para o blog do seu projeto social devem estar baseados nas técnicas mais recentes de SEO, o que irá garantir um bom rankeamento no Google e, consequentemente, fará com que mais pessoas conheçam seu projeto e as ações desenvolvidas por ele. Uma dica crucial é que sempre mantenha seu blog atualizado e com fotos atrativas e, quando possível, reais. 

#DicaSociall: conte com um software de gestão social

Além de ter presença digital bem estabelecida, para que seu projeto social alcance todos os resultados esperados, conte com auxílio de um software de gestão social completo e eficiente. O Sociall possui recursos de comunicação, divulgação de dados, gestão de editais e patrocínios, relatórios personalizados e diálogo operacional. Promove o suporte necessário de uma ponta à outra. 

Ficou interessado? Solicite contato da nossa equipe, teremos prazer em ajudá-lo. 

Conheça o blog do Sociall 

Fique por dentro de nosso Blog, porque por aqui sempre encontrará dicas poderosas para alavancar os resultados dos seus projetos. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

Entenda por que a gestão de projetos sociais precisa de relatórios

Como controlar de forma eficiente os recursos de seu projeto social

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter