Blog

Como monitorar os impactos da sua empresa na sociedade?

Como monitorar os impactos da sua empresa na sociedade?

Toda empresa gera impacto e transformação para a comunidade em que está ou irá se instalar. Você já parou para pensar sobre os impactos causados pela sua organização? Como essas mudanças são monitoradas e mensuradas? Quer saber mais como isso pode ser feito? Continue a leitura!

Veja também: 9 dicas para o sucesso do seu projeto social

🤝 Investimentos sociais das corporações

A essência de um projeto social está na sua capacidade e força para impulsionar mudanças em pessoas, lugares, além da criação de oportunidades que possam reparar problemas sociais e promover a igualdade. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Brasil possui mais de 820 mil organizações da sociedade civil e milhares delas realizam investimentos sociais, que melhoram a qualidade de vida de inúmeros brasileiros.

O Investimento Social Privado (ISP), assim como todo investimento, traz diversos retornos e benefícios para as partes envolvidas. Outra vantagem motivadora é a contribuição para desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, da cidade e país. Projetos sociais voltados para educação e qualificação profissional promovem formação cidadã, além do retorno de mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. Há também incentivos por parte dos governos federal, estadual e municipal, que podem incidir em diversos impostos.

A empresa investidora ganha com a imagem positiva que passará, além de obter clientes engajados com causas sociais. Um estudo feito pela Edelman Earned Brand em 2018, revelou que 69% dos consumidores brasileiros costumam comprar (ou boicotar) com base em suas ideias e opiniões. Os entrevistados informaram que preço ou qualidade do produto não são os únicos atributos na escolha de uma marca ou produto.

📈 Como mensurar os impactos sociais causados na sociedade?

Investimentos financeiros trazem retornos em números, lucros, resultados. Por meio de relatórios são facilmente mensuráveis. No entanto, no caso do ISP, como um gestor social pode monitorar esses impactos?

📢 A comunicação é a mais importante ferramenta para isso.

É possível criar uma relação próxima da comunidade em que sua empresa atua. Estabelecer uma comunicação sólida com as pessoas ao redor, como uma via de mão dupla, atender demandas e solicitações, receber feedbacks e fazer um total acompanhamento das atividades. Todas essas informações são importantes e precisam ser registradas para se notar o retorno para a comunidade onde o seu projeto social está inserido.

O Sociall é uma ferramenta completa que possui estas funcionalidades. Feito para atender demandas de gerenciamento de projetos sociais, ele conta com recursos que podem ajudar no monitoramento dos impactos causados:

🔄 Fluxo eletrônico;

📝 Histórico de relacionamento;

⭐ Ferramentas de avaliação;

📋 Gestão de documentos;

📢 Comunicação;

🔍 Monitoramento.

O Sociall foi totalmente desenvolvido para atender as demandas dos gestores dos projetos sociais. 

Gostou deste conteúdo? Temos mais dicas para você:

Case Sociall: entenda como nossa ferramenta é utilizada na Suzano

3 ferramentas de comunicação para organizações sociais

Até o próximo conteúdo! 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter