Blog

A comunicação entre projetos sociais e a comunidade durante a pandemia da Covid-19

A pandemia da Covid-19 mudou a rotina do mundo. Repentinamente, tivemos que adotar novos hábitos, trabalhar de casa e praticar o distanciamento físico. O desafio não foi diferente para quem faz a gestão de projetos sociais, os líderes tiveram de readaptar todo o planejamento e buscar novas formas de levar o trabalho em frente. A comunicação fisicamente próxima com a sociedade mudou, outras ferramentas tiveram que substituir a presença humana nas relações públicas e as ações de responsabilidade social foram de extrema importância.

Com a flexibilização do distanciamento social, podemos voltar às atividades de forma parcial, com todo o cuidado que o momento exige. Aqui no blog do Sociall, abordaremos neste conteúdo as mudanças na comunicação entre os projetos sociais e a comunidade.

Vamos lá?

Veja também: Investimento Social Privado no pós-pandemia: desafios e demandas

Os desafios para os gestores na pandemia

Uma pesquisa feita pela Fundação Instituto de Administração e divulgada pela Agência Brasil, mostrou que, no início da pandemia, cerca de 46% das empresas adotaram sistema de trabalho remoto, o home office.

Possivelmente, para a maioria dos líderes, foi necessário encarar pela primeira vez a tarefa de gerir uma equipe à distância. Essa nova forma de lidar com os liderados não se resume a apenas distribuir as atividades, ela demanda muito mais: resolução de conflitos, reuniões, feedbacks, contratações e o desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.

Como os gestores lidam com a situação atual?

Como nem tudo ainda está normalizado, algumas empresas ainda mantêm totalmente o sistema de trabalho em casa, já outras retomaram as atividades de forma híbrida, com a adoção de escalas, em que os funcionários se dividem entre o trabalho presencial e à distância.

Uma pesquisa realizada pelo Grupo Estudo Trabalho e Sociedade (GETS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a Rede de Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (Remir), ouviu cerca de mil profissionais dos mais diversos segmentos e categorias. Quando perguntados se tinham a intenção de continuar no modelo de trabalho home office, o resultado foi que 48% dos voluntários disseram que não gostariam de continuar no sistema de trabalho em casa e 40% permaneceriam no modelo.

Como liderar equipes à distância?

A única forma de evitar que a distância afete a qualidade e produtividade é por meio da comunicação. Em uma organização na qual os colaboradores conversam, entendem as atividades uns dos outros e trabalham em conjunto, é certo de que a produtividade será muito maior e, realizar tarefas e processos cotidianos, será muito mais fácil.

Portanto, promova reuniões virtuais todos os dias, mantenha o elo de contato entre os membros da equipe, dia após dia. Ofereça ajuda, converse com cada membro para saber como está o andamento das atividades. Evite deixar que as informações se percam.

#DicaSociall:  você e sua equipe podem montar um mural virtual, em que todos podem mapear as atividades e colocar observações. Isso pode ajudar na produtividade. Escolhemos uma ferramenta que pode ajudar nesse processo.

Comunicação empresas-sociedade

Os setores de responsabilidade social, uma das pontes empresa-sociedade, precisaram recorrer a ferramentas digitais para manter o contato com a comunidade. Uma dessas soluções facilitadoras é o Sociall, que permite manter uma estreita relação entre as partes, promovendo a comunicação da melhor forma.

Comunicação e responsabilidade social na pandemia

No início da pandemia, as companhias precisaram rever seu posicionamento, planejamento, alterar ou até mesmo tirar campanhas do ar e agir em seu lado social para tentar suprir as necessidades do momento. Os clientes reagiram com reconhecimento e valorizaram as marcas que demonstraram empatia.

Empresas que evidenciaram seu lado social foram vistas como marcas que não se preocupam apenas em vender ou obter lucro, mas também em ter responsabilidade social. Com isso, fortaleceram-se no mercado como um agente social transformador.

Uma pesquisa revelada pelas Organizações Globo, demonstrou como o público reagiu às ações de responsabilidade social das marcas durante a pandemia:

  • 66% preferem comprar produtos de marcas que estão fazendo algo para ajudar a população;
  • 67% acreditam que as marcas deveriam doar suprimentos;
  • 56% lembram as marcas que fizeram ações relacionadas à pandemia;
  • 67% afirmam que as empresas / marcas precisam ir a público se posicionar.

Os números reforçam a importância do papel dos gestores sociais, que coordenam os trabalhos das marcas perante a sociedade. Outro fator que faz a diferença é a comunicação, seja entre a equipe, na execução de atividades, ou na comunicação externa. Promova diálogo com os liderados, faça o trabalho fluir da melhor forma e colha os melhores resultados.

Preparamos este conteúdo para contribuir com sua rotina como gestor. Esperamos que tenha gostado.

Estamos sempre com informações e novidades para otimizar seu trabalho e da sua equipe!

Conheça o Blog do Sociall 

Fique por dentro de nosso Blog, porque por aqui sempre encontrará notícias e dicas poderosas para alavancar os resultados dos seus projetos. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

3 ferramentas de comunicação para organizações sociais

4 dicas para ter mais produtividade e como o Sociall pode ajudar

Até o próximo conteúdo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter