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6 dicas para manter um bom relacionamento com seus stakeholders

6 dicas para manter um bom relacionamento com seus stakeholders

Para um projeto social, os stakeholders são fundamentais para alcançar todos os resultados planejados e impactar a comunidade. Com objetivo de gerar mais credibilidade ao seu projeto, é necessário se relacionar bem com as partes interessadas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos apontou que o relacionamento com stakeholders é um processo intrínseco ao planejamento e à inovação e que mais de 60% das empresas mantêm parcerias contínuas.

Ao longo desse post, você confere 6 dicas de como manter um bom relacionamento com os seus stakeholders.

Vamos lá?

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Dica 1: seja transparente

Os stakeholders do seu projeto social têm interesse genuíno em saber todos os detalhes sobre o desenvolvimento das ações, objetivos que já foram alcançados e os que ainda serão. Nesse cenário, adotar políticas de transparência é a maneira ideal de tornar visível como está o andamento do projeto para as partes envolvidas. Assim, será possível desenvolver um campo ético ainda mais estável, o que permite aproximação com esse público. Gestor, com isso, você conseguirá definir iniciativas e planejar ações que possam evitar problemas de relacionamento a curto e longo prazos.

Dica 2: invista no diálogo constante

De acordo com o Project Management Institute (PMI), boa parte dos problemas gerados nas instituições brasileiras iniciam, principalmente, devido à comunicação – chegando a representar 64% do gráfico. O diálogo é crucial para a estabilidade de qualquer relacionamento. Com os seus stakeholders, essa realidade não seria diferente.

É preciso saber conversar, expor suas expectativas e ideias, mas também ouvir o que as partes interessadas do seu projeto social têm a dizer para agir sempre de forma ética. Lembre-se: umas das características essenciais de um gestor social de sucesso é justamente a capacidade de se comunicar, absorver as dicas e promover ações íntegras. Por meio da comunicação constante e consistente, você pode estreitar o relacionamento com os stakeholders do seu projeto.

Dica 3: organize encontros para apresentar dados

Apresentar dados aos stakeholders do seu projeto é crucial para estabelecer vínculos e estreitar o relacionamento. Organize reuniões produtivas para mostrar dados e resultados do projeto. Evite encontros longos, aposte na objetividade e assertividade de informações. Também é importante que prepare uma pauta para te guiar durante a apresentação e reservar minutos para ouvir a opinião das partes envolvidas.

Neste período de pandemia, o formato online é a maneira mais indicada de promover esses encontros. No entanto, conforme uma pesquisa publicada no jornal El País, as pessoas se sentem mais cansadas em reuniões remotas devido a ausência de linguagem corporal. Para mitigar esse efeito, você pode seguir algumas dicas, como: usar recursos visuais para chamar atenção para pontos específicos, cumprir o tempo definido para o call e interagir com as pessoas por meio de perguntas e confirmações de entendimento.

Dica 4: demonstre o valor dos stakeholders do seu projeto


Cada stakeholder do seu projeto social deve ser visto e tratado como único. A fim de demonstrar seu profissionalismo e o interesse pelo bom convívio, algumas práticas simples podem ser seguidas.

  • Retornar ligações e e-mails: uma simples mensagem ou ligação pode aproximá-lo do seu stakeholder. Tenha paciência para responder dúvidas e  esclarecer pontos que não foram compreendidos. Evite perder essas oportunidades de contato, pois a omissão pode resultar na perda de uma ótima relação.
  • Dê e peça feedbacks: em qualquer projeto, os feedbacks desempenham papel fundamental. Mostre como está o desenvolvimento das ações planejadas e esteja pronto para propor soluções. Pergunte aos seus stakeholders como eles têm visto o projeto, o que funciona e o que pode ser melhorado.
  • Evite atrasos em encontros: durante as etapas de desenvolvimento das iniciativas do seu projeto social, reuniões com os stakeholders podem ser necessárias. Por isso, para demonstrar seu apreço pelas partes interessadas do projeto, evite atrasos, uma vez que esses podem ser interpretados como descaso.

Dica 5: saiba cobrar o cumprimento de regras

Ainda que muitas pessoas enxerguem a cobrança de regras como algo negativo, é preciso destacar que essa prática também é fundamental para um bom relacionamento com stakeholders. Deixe claro para cada parte envolvida detalhes de como o projeto funciona. Com todos sabendo exatamente como devem agir e por que agir assim, fica muito mais fácil cobrar responsabilidades, exigir determinadas posturas e estabelecer limites e controles sem criar verdadeiros embates entre os stakeholders.

Dica 6: tenha uma ferramenta de gestão

Diversas ferramentas tecnológicas podem te ajudar a melhorar o relacionamento com os stakeholders do seu projeto social. Softwares como o Sociall podem ser usados para a troca de informações e análise de dados personalizados, por exemplo. O sistema permite receber reclamações ou impactos dos mais diversos stakeholders do seu ecossistema, além de intensificar o relacionamento com as partes interessadas, por meio da solução mobile, mesmo em situação de ausência de sinal telefônico/internet.

Preparamos este conteúdo para contribuir com sua rotina como gestor. Esperamos que tenha gostado.

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