Blog

ESG: pilar ambiental é o que mais se destaca no mercado

ESG: pilar ambiental é o que mais se destaca no mercado

O pilar ambiental do ESG tem apresentado notável destaque no mercado. Somente na última década, o total investido em soluções para o meio ambiente foi de US$149,1 milhões, de acordo com dados do Inside ESG Tech Report, da empresa Distrito. Essa alta demanda exige grande capacidade de gestão e muito mais inovação. Nesse contexto, não mais importam apenas as práticas de assistencialismo, exceto em situações extremas, mas, até mesmo para que essas sejam evitadas, os gestores e fomentadores do Investimento Social Privado (ISP), devem pensar em todo o processo como um ciclo, em que os recursos destinados sejam apenas impulsionadores e não os motores que mantém a transformação em funcionamento.

Gestor, para te ajudar a entender mais sobre essa demanda, as novas tendências do pilar ambiental no ESG e saber como aplicá-las a favor do setor social da sua empresa, nós, do Blog do Sociall, em parceria com nosso Product Manager, Victtor Magri, produzimos este conteúdo especial. Continue a leitura e confira! 

Veja também – ESG: entenda a sigla que ganha cada vez mais força nas corporações

Porque o pilar ambiental tem se destacado no mercado?

A visão ambiental é efetivamente o pilar de maior efeito quando o assunto é investimento por parte das empresas. Por um lado, observa-se que as questões climáticas, desmatamento, poluição e degradação do ambiente estão sempre nas headlines das mídias. Nesse sentido, a organização consegue se aproximar de maneira positiva deste tema e pode captar uma percepção positiva da sociedade, o que, no final das contas, fortalece o seu produto ou branding

No entanto, existe um outro aspecto de fundamental importância, que também tem sido foco nas reuniões de board nos dias atuais: a eficiência produtiva versus escassez de recursos naturais (legais). Investir em preservação é garantir a perenidade da produção e, para isso, centrar os esforços em métodos mais eficientes de produção – produzir mais com o mesmo – é a chave para o crescimento da organização.

“É preciso entender que cada cultura é única, cada problema é singular e que será necessário atuar com parcerias que ajudem a penetrar nos pormenores, às vezes ignorados, para conseguir sucesso no objetivo desejado.”

-Victtor Magri, Product Manager do INFLOR Sociall.

Quais são as tendências do pilar ambiental no ESG?

Com a ascensão do pilar ambiental nas discussões sobre ESG mundo afora, algumas tendências têm se destacado, como as de upcycling e downcycling. Nesse cenário, o principal conselho que deve ser perseguido é a eficiência. Assim, você, gestor, deve entender o contexto das diversas iniciativas que têm à mão e ter o poder de integrar insumos, produtos e parceiros para que possa sempre produzir o melhor resultado a cada ciclo. Conheça os conceitos:

Upcycling

Apesar do Brasil reutilizar apenas 4% de matérias-primas, como plástico e metal, o reaproveitamento de embalagens pela população já se tornou cultural. Agora, esse conceito de reutilização de materiais chegou às indústrias, que são capazes de criar outros produtos e agregar valor a eles, técnica chamada de upcycling. 

Downcycling

Como alguns materiais se tornam mais fracos após passar pelo processo de reciclagem, o que elimina as chances de transformá-los em produtos que necessitem de maior resistência, a técnica de upcycling nem sempre é viável. Por isso surge o downcycling – procedimento em que se recupera e transforma esses materiais em produtos de menor valor de mercado, como, por exemplo, garrafas de plástico que viram fibras têxteis. 

INFLOR Sociall: solução para sua gestão sob os pilares do ESG

Contar com uma ferramenta tecnológica, que possa ajudar a organizar, disciplinar a aderência de processos, promover relacionamento e obter insights rápidos é essencial para um gestor de sucesso. O INFLOR Sociall é um software que consegue reunir todas necessidades de controle para esse tipo de gestão: administração de demandas e projetos sociais/ambientais, publicação de editais e cartas de convite, recebimento e tratamento de ocorrências ou ouvidoria, diálogo proativo com as partes envolvidas, inventário de indicadores sociais, monitoramento de criticidade de stakeholders e visualização geográfica de indicadores de investimento e relacionamento social.

Ficou interessado? Entre em contato com nossa equipe para saber mais. Teremos prazer em ajudar.

Conheça o Blog do INFLOR Sociall 

Fique por dentro de nosso Blog, porque por aqui sempre encontrará notícias e dicas poderosas para alavancar os resultados dos seus projetos. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

Qual é a importância do investimento socialmente responsável?

Como o ISP pode contribuir na vacinação contra a Covid-19?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Outras notícias

Deixar uma resposta