Blog

Investimento Social está no topo das políticas de ESG

Investimento Social está no topo das políticas de ESG

Para manterem-se em concordância com as políticas de ESG, diversas empresas brasileiras têm apostado no investimento social, que passa a assumir posição de destaque entre os outros dois pilares – governança e ambiental. Especialistas afirmam que o cenário de pandemia está entre os motivos que impulsionaram a mudança do mindset do setor social das empresas, uma vez que o segmento já destinou mais de R$ 7 bilhões para o enfrentamento à crise gerada pela Covid-19, segundo dados do Monitor de Doações da Covid-19 da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR)

Gestor, estar atento a essas mudanças no perfil das empresas e nas tendências para Investimento Social Privado (ISP) é de extrema importância para que sua organização acompanhe o ritmo do mercado mundial e garanta destaque. Diante desse cenário, nós, do Blog do Sociall, preparamos este conteúdo especial, com dados e informações relevantes. Continue a leitura para conferir! 

Veja também – ESG e Sustentabilidade Empresarial: entenda a importância para o futuro da sua organização

Dimensões do investimento social no país

Dados divulgados pela Comunitas, levantados por meio da pesquisa Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC) de 2020, que compreende 303 grandes grupos brasileiros e 18 institutos ou fundações empresariais, apontam que 100% dessas instituições apoiaram iniciativas de organizações sem fins lucrativos que desenvolveram ações voltadas para o combate à pandemia. Além disso, 92% delas suportaram iniciativas em parceria com outras empresas privadas e 58% executaram ações próprias para mitigar os reflexos negativos da crise gerada pelo coronavírus na comunidade. 

Outra dimensão importante a se destacar está relacionada à mudança de comportamento dos investidores sociais. De acordo com representante da ABCR, em entrevista concedida à Folha de São Paulo, as corporações estavam acostumadas a destinar recursos exclusivamente para projetos sociais próprios, mas, diante do atual cenário mundial, muitas também têm destinado investimentos para instituições do terceiro setor e, até mesmo, do poder público. Esse é um perfil que tem sido construído devido a pandemia, mas que, segundo especialistas, deve se manter como tendência nos próximos anos. 

Como acompanhar essas mudanças no investimento social?

Ainda segundo levantamento da pesquisa BISC, algumas recomendações são essenciais para o futuro do setor social das empresas diante dessa mudança de perfil e novas tendências do segmento. A seguir, listamos as cinco principais. 

1 – Definir estrutura de governança bem planejada;

2 – Estabelecer prioridades e critérios transparentes para a alocação de recursos, que deve ser feita de maneira estratégica;

3 – Capacitar colaboradores para o uso de novas tecnologias; 

4 – Promover treinamentos para que as equipes saibam trabalhar em rede; 

5 – Adotar boas estratégias de comunicação.

Como o INFLOR Sociall pode ajudar sua gestão social

O INFLOR Sociall é uma ferramenta de gestão de investimento social privado e de relacionamento. Ele possibilita facilidades como: centralizar o recebimento de demandas ou projetos próprios ou da comunidade, analisar e definir a viabilidade de deferimento, acompanhar profundamente a execução e o impacto financeiro e social gerado, publicar e gerenciar editais de seleção de projetos públicos, receber reclamações ou impactos dos mais diversos stakeholders do seu ecossistema. Além disso, fortalece a proatividade no relacionamento social.

Ficou interessado? Entre em contato com nossa equipe para saber mais. Teremos prazer em ajudá-lo. 

Conheça o Blog do INFLOR Sociall 

Fique por dentro de nosso Blog, porque por aqui sempre encontrará notícias e dicas poderosas para alavancar os resultados dos seus projetos. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

Como o ISP pode contribuir na vacinação contra a Covid-19?

Investimento Social Privado no pós-pandemia: desafios e demandas

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Outras notícias

Deixar uma resposta