Blog

Quais são as tendências do Investimento Social Privado na América Latina?

Apesar de apresentar anos de experiência acumulada, o Investimento Social Privado (ISP) permanece como uma novidade na América Latina. Segundo especialistas no assunto, a maioria das fundações latino-americanas é mais operativa do que doadora. Isso quer dizer que aplicam parte dos seus recursos à execução de programas e projetos sociais, e não somente na doação a terceiros. O Brasil tem se destacado nesse contexto, sendo considerado um dos países com soluções mais criativas e efetivas, como parte de uma nova onda de filantropia global

Para te ajudar a entender mais sobre as tendências do ISP na América Latina, nós, do Blog do Sociall, preparamos este conteúdo especial, com informações relevantes e visões de especialistas no tema. Continue lendo para conferir! 

Veja também: Conheça as novas demandas do Investimento Social Privado

👤 Novo perfil do investidor social

O investidor social de hoje apresenta um novo perfil: demonstra pouco interesse na tradicional doação de recursos e dá prioridade às iniciativas que possibilitem o seu engajamento e que tenham foco em resultados, como ressaltado no material Tendências do Investimento Social Privado na América Latina, organizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis). Diante desse cenário, pode-se perceber o surgimento de algumas tendências e desafios globais.  

Este contexto de mudanças e inovações tem contribuído para uma maior profissionalização, transparência e eficiência do terceiro setor. Aumenta, cada vez mais, a demanda pela produção de conhecimento e por oportunidades de troca de experiências entre diferentes países e regiões. Isso tudo tem potencializado o desenvolvimento de um setor social diversificado, vibrante e dinâmico. 

🌏 Tendências globais do ISP

A seguir, listamos as duas principais tendências globais do ISP, com destaque para as demandas mais recorrentes na América Latina. 

  • 💰 1 – Novos modelos de investimentos sociais

Percebe-se como forte tendência a criação de novos modelos de ISP, focados no hibridismo –  no sentido de mesclagem de abordagens do setor social e práticas do setor privado.

  • ⏰ 2 – Resultados de larga escala em curto prazo

Especialistas apontam que o cenário atual é composto por investidores sociais que têm espírito empreendedor, geraram sua própria riqueza, e que querem ver os resultados de seu investimento social enquanto ainda estão vivos. Nesse sentido, percebemos como tendência a expectativa de atingir resultados de larga escala e em curto prazo. 

💻 Benefícios do Sociall para sua gestão social 

O INFLOR Sociall é uma ferramenta de gestão de investimento social privado e de relacionamento, que possibilita facilidades como: centralizar o recebimento de demandas ou projetos próprios ou da comunidade; analisar e definir a viabilidade de deferimento; acompanhar profundamente a execução e os impactos financeiro e social gerados. Além disso, fortalece a proatividade no relacionamento social.

Ficou interessado? Entre em contato com nossa equipe para saber mais. Teremos prazer em ajudá-lo. 

Conheça o Blog do Sociall 

Fique por dentro de nosso Blog, porque por aqui sempre encontrará notícias e dicas poderosas para alavancar os resultados dos seus projetos. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

5 motivos para usar o Sociall em seu projeto social

Como usar o planejamento para solucionar problemas do projeto social?

Até o próximo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter