Blog

Marketing Social: entenda como ele traz visibilidade para seu projeto

Marketing Social: entenda como ele traz visibilidade para seu projeto

O Marketing social é ideal para promover projetos sociais e atitudes socialmente conscientes focadas no bem-estar coletivo, além de também permitir agregar valor às iniciativas desenvolvidas com a comunidade. Isso é possível pois, como revela uma pesquisa realizada pelo Instituto Ethos, a sociedade em geral tende a apoiar ou punir organizações de acordo com sua atuação social.

Ao longo deste conteúdo, você confere dicas de como usar o marketing social a favor do seu projeto social. Vamos lá?

Veja também: 5 motivos para usar o Sociall em seu projeto social

Qual é a importância do marketing social para um projeto social?

Um dos principais benefícios do marketing social é a geração de credibilidade para um projeto. Por meio de estratégias bem estruturadas, o marketing promove mais visibilidade às iniciativas desenvolvidas. Todos esses benefícios são fundamentais para que as ações do seu projeto social alcancem, de forma assertiva, os objetivos previamente planejados.

Como usar o marketing social a favor de um projeto?

Gestor, para que possa usufruir das vantagens do marketing social e, dessa forma, colocar em destaque o seu projeto social, é necessário que desenvolva estratégias efetivas. Para isso, você pode investir em diversas frentes. 

Conteúdos relevantes em site e blog

Crie um site bem estruturado para seu projeto social e o mantenha atualizado com informações relevantes. Inclua os principais detalhes do projeto – como, onde e o porquê as iniciativas são desenvolvidas na comunidade. Destaque os benefícios que as ações promovem e quem são os parceiros. Deixe claro todas as conquistas e os objetivos que ainda almeja alcançar. Uma outra dica é ter um blog e abastecê-lo com conteúdos de impacto e pensados com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization).  

Contrate uma boa assessoria de imprensa

Uma das formas mais eficazes de gerar credibilidade e visibilidade ao projeto social é por meio de inserções na mídia. Quando o público notar que as iniciativas que desenvolve estão em destaque nos veículos de comunicação, irá perceber que o seu projeto é sério e realmente gera resultados. Para conquistar isso, ter uma boa assessoria de imprensa, que seja propositiva e ativa, é o caminho ideal.  

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), em 2014, indicou que o primeiro fator de impacto para a reputação das organizações é a cobertura jornalística. Para um projeto social, o resultado é semelhante, tendo em vista que, aquilo que é tratado como pauta jornalística se destaca e repercute entre diferentes públicos. 

Posicionamento estratégico nas redes sociais

As redes sociais são fundamentais para gerar mais visibilidade ao projeto social. Ter engajamento dos seguidores no Instagram, Facebook e LinkedIn, por exemplo, é uma das estratégias mais eficientes para promoção de credibilidade. Crie perfis nesses canais e mostre ao público em geral, além dos seus stakeholders, todas as ações do seu projeto que são desenvolvidas em prol de benefícios para a comunidade. Mostre o valor do seu projeto social!

Para te ajudar nessa missão, preparamos uma lista com algumas dicas práticas:

  • Mantenha o feed atualizado e mostre, de forma visual, como o seu projeto atua;
  • Utilize stories, reels e status para engajar os seguidores com enquetes, perguntas e vídeos curtos;
  • Publique depoimentos de pessoas da comunidade que são impactadas pelas ações do seu projeto;
  • Quando seu projeto for citado na imprensa, conte para seus seguidores por meio de publicações.

Invista nas jornadas de inbound

As jornadas de inbound marketing são caracterizadas pelo desenvolvimento de estratégias para captação de leads e nutrição por meio de réguas de relacionamento. Invista na elaboração de materiais ricos e conteúdos diversos para se relacionar com seu ecossistema social e gerar resultados de forma ainda mais assertiva.

Conheça o Sociall: ferramenta facilitadora da gestão social

Ao seguir o caminho adequado do marketing social, seu projeto social conseguirá criar um relacionamento bem mais significativo e duradouro com as partes interessadas, além de alcançar todos os objetivos planejados para cada etapa. Para que isso aconteça, é preciso ter organização e contar com ferramentas de gestão social, como o Sociall, é crucial. Entre as vantagens do sistema: centraliza o recebimento de demandas, intensifica o relacionamento com as partes interessadas e disponibiliza parâmetros de avaliação e relatórios personalizados.

O que achou do nosso material? Esperamos ter contribuído para a melhora da gestão do seu projeto social.

Veja o que o Blog do Sociall preparou:

Fique por dentro de nosso Blog, porque por aqui sempre encontrará notícias e dicas poderosas para alavancar os resultados dos seus projetos. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

9 dicas para o sucesso do seu projeto social

A comunicação entre projetos sociais e a comunidade durante a pandemia da Covid-19

Até o próximo conteúdo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Outras notícias

Deixar uma resposta