Blog

Como usar o planejamento para solucionar problemas do projeto social?

planejamento-para-solucionar-problemas-do-projeto-social

Planejamento. Essa é uma palavra comum no dia a dia dos gestores sociais e que carrega uma grande responsabilidade, uma vez que, por meio desse, é possível alcançar todos os resultados esperados, independente de qual seja o projeto. No entanto, um levantamento da 5A Company apontou que, apesar de 96% dos gestores afirmarem que planejamento estratégico é muito importante para o sucesso de uma empresa, 61% delas não trabalham orientadas por um plano do tipo.

Para te ajudar a criar um planejamento estruturado para seu projeto social e, dessa forma, solucionar possíveis problemas e alcançar resultados de alto impacto, nós, do Blog do Sociall, preparamos este conteúdo especial. Vamos conferir?

Veja também: Como controlar de forma eficiente os recursos do seu projeto social

Planejar para alcançar

Para garantir que seu projeto social tenha sucesso e realmente impacte a vida da comunidade envolvida nas ações, é primordial que você e sua equipe tenham um planejamento bem elaborado, estruturado de maneira estratégica a fim de promover resultados,  para nortear todas as decisões que serão necessárias durante as etapas de desenvolvimento do seu projeto. Mas, como colocar isso em prática? O primeiro passo é entender o ciclo de vida de um projeto.

1 – Elaboração: é o momento de definição dos objetivos, programação das atividades e ações que serão desenvolvidas com a comunidade e confecção da proposta do projeto.

2 – Estruturação: uma vez decidido que o projeto social vai ser realizado, é hora de organizar a equipe executora e mobilizar os meios necessários para executá-lo.

3 – Realização: é o período quando as ações previstas são realizadas e acompanhadas, de acordo com o planejado.

4 – Conclusão: ao término das ações do projeto, é preciso analisar os resultados e impactos, comparando o que se pretendia originalmente com o realmente alcançado. Também é o momento de analisar a continuidade ou encerramento do projeto.

Com isso em mente, a tarefa de montar o planejamento do seu projeto social será menos árdua e mais assertiva. Lembre-se que esse modelo não é estático, ou seja, tudo depende dos objetivos específicos do projeto desenvolvido pela sua empresa. Por isso, use-o para entender a essência das etapas como um todo e o personalize de acordo com as necessidades do seu setor social.

Dicas para criar um bom planejamento

Gestor, agora que você já compreendeu a importância de nortear seu projeto social com base em um planejamento bem estruturado, preparamos uma lista com 8 dicas infalíveis. Confira!

🏘 Determine a missão principal do seu projeto;

📝 Estabeleça os resultados que deseja alcançar;

💰 Analise os recursos disponíveis para executá-lo;

🗣 Compreenda e considere as demandas externas, da comunidade;

🎯 Dê atenção especial ao público-alvo das ações do projeto;

♟ Defina as estratégias que serão usadas para impactar a comunidade;

📑Desenvolva um plano de ação em conjunto com sua equipe;

🏆 Monitore e analise os resultados conquistados.

Sociall: planejamento assertivo e eficiente

Ter um software de gestão é de suma importância para planejar seu projeto social de forma eficiente, além de manter tudo organizado e concentrado de forma automatizada. O Sociall é a opção ideal para você. O sistema possui recursos de comunicação, divulgação de dados, gestão de editais e patrocínios, relatórios personalizados e diálogo operacional. Desenvolvido com base em todas as etapas e processos de gestão de projetos sociais, promove o suporte necessário de uma ponta à outra.

Ficou interessado? Solicite contato da nossa equipe, teremos prazer em ajudá-lo.

Conheça o blog do Sociall

Fique por dentro de nosso Blog, porque por aqui sempre encontrará notícias e dicas poderosas para alavancar os resultados dos seus projetos. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

Entenda por que a gestão de projetos sociais precisa de relatórios

5 motivos para usar o Sociall em seu projeto social

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter