Blog

Como manter a produtividade no home office e seguir o planejamento do projeto social?

Diante do cenário de pandemia, o home office tem se tornado cada vez mais popular no mercado, sendo uma realidade para organizações de diversos segmentos. Segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas brasileiras adotaram o modelo de trabalho em casa e 94% delas afirmam que atingiram ou superaram as expectativas em relação a esse formato. 

Gestor, para ajudar a manter a produtividade da sua equipe em home office e, assim, seguir o planejamento dos projetos sociais de sua empresa, nós, do Blog do Sociall, preparamos este conteúdo especial, com uma lista de 5 dicas infalíveis para inserir na rotina. Continue lendo e confira!

Veja também: Como o Sociall pode te ajudar a manter um trabalho transparente e valorizado

❎ Quais são as dificuldades das equipes no home office?

Ainda segundo a pesquisa desenvolvida pela FIA, 67% das empresas relataram dificuldades em implantar o sistema home office. As principais queixas – 34% das organizações – foram a falta de familiaridade com as ferramentas de comunicação e o comportamento dos colaboradores ao acessarem os ambientes virtuais. Além disso, 28% afirmaram que a atuação das áreas de tecnologia da informação também se configurou como um obstáculo.

✅ Quais são as vantagens do home office? 

De acordo com um estudo conduzido pela TinyPulse – empresa de engajamento de funcionários – 91% das pessoas que trabalham remotamente são mais produtivas ao desempenhar tarefas fora do escritório. Além disso, as organizações que adotam o home office reduzem em 50% os custos operacionais, como revelado por uma pesquisa da Indeed, que também apontou redução de 50% na taxa de absenteísmo  nas companhias que utilizam esse formato. Do ponto de vista da qualidade de vida, o trabalho remoto torna os colaboradores e gestores mais saudáveis: pesquisa do instituto norte-americano Gallup indica que quem não precisa se deslocar diariamente para o trabalho tem menos problemas recorrentes no pescoço e nas costas e corre menor risco de sofrer com colesterol e obesidade.

🤔 Como manter a produtividade no home office?

Gestor, agora que você sabe sobre os principais desafios e benefícios do home office, nós preparamos uma lista com 5 dicas, baseadas em pesquisas e estudos científicos, para sua equipe social alcançar mais produtividade no trabalho remoto

🗃️ Dica 1 – Invista em organização

O primeiro passo para conquistar mais produtividade no home office é a boa organização das tarefas e do tempo de trabalho. Nossa dica é que você e sua equipe tenham uma agenda estruturada, com distribuição de atividades, para que todos mantenham a produção em dia. Além disso, também é importante evitar interrupções desnecessárias durante o expediente. 

💺 Dica 2 – Crie um ambiente para o home office

Simplesmente colocar o notebook no colo ou trabalhar sentado no sofá são os principais erros de quem trabalha em home office. É fundamental criar um espaço físico adequado para realizar as tarefas. Com isso em mente, separe um ambiente da sua casa para fazer de escritório. Invista em móveis confortáveis e mantenha todos os seus instrumentos de trabalho neste local. 

👚 Dica 3 – Prepare-se para trabalhar

Vestir-se adequadamente para o trabalho parece um passo simples, mas é de extrema importância para manter a produtividade no home office. Isso porque, ficar com roupas que somente costuma usar em casa é um hábito muito improdutivo e sabotador de resultados. Por isso, recomendamos que se vista como se fosse trabalhar no escritório, mas evite exageros, priorize seu conforto. 

📲 Dica 4 – Mantenha contato com sua equipe

Para eliminar a sensação de exclusão, é fundamental manter a comunicação com seus colegas, colaboradores e clientes. Organize reuniões semanais para dar e receber feedbacks, relate os resultados e se mantenha em contato constante com a sua equipe para estar ciente dos acontecimentos e, quando necessário, solucionar problemas.

🧘 Dica 5 – Respeite o seu limite

Por já estarem em casa e, com isso, não se preocuparem com o deslocamento diário, muitos profissionais tendem a estender o horário de trabalho no home office. No entanto, essa é uma prática extremamente prejudicial para a saúde e, por isso, deve ser evitada. Respeite o período normal que cumpre do seu expediente e oriente sua equipe a fazer o mesmo. Além disso, realizar pequenas pausas durante o dia e se manter hidratado também são recomendações dos especialistas. 

💡 Como o Sociall te ajuda a manter a produtividade no home office?

Contar com apoio de um software de gestão social é fundamental para manter a produtividade no home office e seguir o planejamento dos projetos sociais. Nesse sentido, o INFLOR Sociall atua como uma solução ideal. A ferramenta possibilita facilidades como: centralizar o recebimento de demandas; analisar e definir a viabilidade de deferimento; acompanhar profundamente a execução e os impactos financeiro e social gerados. Além disso, fortalece a proatividade no relacionamento social.

Ficou interessado? Entre em contato com nossa equipe para saber mais. Teremos prazer em ajudá-lo. 

Conheça o Blog do Sociall 

Fique por dentro de nosso Blog, porque por aqui sempre encontrará notícias e dicas poderosas para alavancar os resultados dos seus projetos. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

5 dicas de como usar as redes sociais para promover seu projeto social

Tipos de liderança no gerenciamento de projetos sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter