Blog

Projeto social: como reconhecer o impacto social gerado na comunidade?

projeto-social-impacto

Projeto social bem estruturado e organizado. Esse é o objetivo de milhares de empresas mundo afora, principalmente, diante da adoção das práticas de ESG, que, segundo levantamento realizado pela Bloomberg, atualmente, estão estimadas, globalmente, em mais de US$30 trilhões. Até 2025, espera-se que o setor movimente cerca de US$53 trilhões. Mas, como mensurar o impacto social gerado na comunidade, de forma clara, efetiva e transparente? 

No post de hoje, nós, do Blog INFLOR Sociall, reunimos informações que respondem a essa pergunta, além de indicar como nossa ferramenta de gestão social pode auxiliar o setor social da sua empresa no processo de mensuração do impacto social na comunidade. Continue a leitura para conferir!

Veja também – Compliance no terceiro setor: entenda a importância e saiba como praticar

Como definir o que é impacto social?

O primeiro passo para mensurar o impacto social gerado na comunidade é definir, de fato, o que pode-se entender por impacto. Apesar de simples, essa é uma etapa fundamental para direcionar toda a estruturação dos resultados do projeto social promovido pela sua empresa. Tudo vai depender dos tipos de ações realizadas e quais objetivos que espera-se alcançar com elas. A seguir, listamos alguns exemplos. 

  • Projetos socioambientais

Se o seu projeto tem como base a responsabilidade socioambiental, a mensuração do impacto na comunidade deve estar direcionada para avaliação de melhorias relacionadas ao meio ambiente naquela região e ações promotoras da cidadania. 

  • Projeto de geração de renda

Se o projeto social gerido pela sua empresa é pautado em promover ações de geração de renda, para medir o impacto é preciso avaliar, por exemplo, se as pessoas envolvidas conseguiram emprego ou geraram renda para si, se o aprendizado adquirido será utilizado em outras áreas da vida, se houve aumento da autoestima dos participantes.

  • Projeto socioeducacional

Se o projeto social em andamento na sua empresa visa a ações socioeducativas, mensurar o impacto social gerado pode significar averiguar o desenvolvimento das relações e interações dos beneficiados, o nível de envolvimento e engajamento dos participantes e a evolução individual e coletiva do grupo nas atividades.

Como reconhecer o impacto social gerado na comunidade?

Uma vez definido o tipo de impacto que se pretende gerar, é hora de mensurá-lo. A maneira mais assertiva e eficiente de fazê-lo é por meio de uma ferramenta de gestão social, que irá colher dados de forma automatizada e inteligente. A solução social INFLOR é ideal para esse processo, uma vez que permite a geração de relatórios personalizados, de forma transparente, registro de informações, demandas e feedbacks. Além disso, a ferramenta conta com módulos específicos de Ouvidoria e Diálogo Operacional para  planejar, registrar, acompanhar e avaliar as etapas executivas de cada processo de relacionamento com as comunidades. 

Quer saber mais sobre a nossa solução para o setor social da sua empresa? Entre em contato com nossa equipe. Estamos à disposição para te atender. 

Como divulgar os impactos sociais dos projetos?

Com a mensuração dos impactos sociais gerados bem definida, a recomendação é divulgar essas informações, de forma transparente, para seus stakeholders. Essa etapa irá conferir mais visibilidade e credibilidade ao seu projeto. Para isso, o ideal é realizar reuniões de apresentação de resultados com todas as partes envolvidas, além de criar vídeos com depoimentos e outros materiais que possam ser publicados nas redes sociais do projeto e, até mesmo, da sua empresa. 

Conheça o Blog INFLOR Sociall

Fique por dentro de nosso Blog, porque por aqui sempre encontrará notícias e dicas poderosas para alavancar os resultados dos seus projetos. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

Acompanhar resultados dos projetos sociais: entenda a importância

Teoria da Mudança: o que é e como utilizá-la a favor dos projetos sociais?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter

Outras notícias

Deixar uma resposta