Blog

ESG e Sustentabilidade empresarial: entenda a importância para o futuro da sua organização

Sustentabilidade empresarial é o termo que representa, principalmente, a importância das organizações pensarem além dos indicadores financeiros, inserindo na gestão políticas de Investimento Social Privado, relacionamento com a comunidade, ética e gestão de stakeholders. Cada vez mais, temos a certeza de que a missão empresarial também está ligada aos impactos no meio ambiente, no social e na forma da sua governança, ou seja, as três letras que formam a sigla ASG (Ambiental, Social e Governança) ou ESG (Environmental, Social & Governance), em inglês.

Para te ajudar a entender mais sobre ESG e sustentabilidade empresarial, nós, do Blog do Sociall, preparamos este conteúdo especial, com dados e informações relevantes sobre o assunto. Continue lendo para conferir! 

Veja também: Quais são as tendências do Investimento Social Privado na América Latina?

📊 ESG: o que são os indicadores? 

Os indicadores ESG representam uma série de critérios de conduta adotados pelas empresas que têm o objetivo de se tornarem mais conscientes. Dessa forma, os stakeholders conseguem entender, por exemplo, se a sua organização, além de saudável e lucrativa, é responsável. De acordo com a empresa de consultoria Deloitte, nos últimos anos foi registrado um aumento significativo nos investidores globais que utilizaram essas políticas em pelo menos um quarto dos seus investimentos totais. Enquanto em 2017 o aumento foi de 48%, o número pulou para 75% em 2019.

A sigla, como já explicada acima, representa condutas ambientais, sociais e de governança que devem ser aderidas. 

  • 🌳 Ambiental: sustentabilidade, por meio de reflorestamento, uso consciente de recursos naturais e materiais recicláveis; 
  • 👥 Social: cuidado com pessoas, por meio de ações sociais, defesa dos direitos humanos, bem-estar de clientes, colaboradores e comunidade;
  • 💡 Governança: ações pautadas pela ética, transparência e políticas de combate à corrupção. 

🤔 O que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial?

Diante da relevância das políticas de ESG para o mercado, em 2005 foi criado o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), hoje chamado de ISE B3, que nasceu como uma iniciativa pioneira na América Latina. A ferramenta faz uma análise comparativa, por meio das suas sete dimensões de empresas listadas na bolsa de valores, com o olhar da sustentabilidade corporativa. Segundo apuração feita pelo Estadão, a atual carteira, que vigora do período de 4 de janeiro a 30 de dezembro de 2021, reúne 46 ações de 39 empresas que somam R$ 1,8 trilhão em valor de mercado. 

✅ Boas práticas dos indicadores ESG nas esferas social e ambiental

Sustentabilidade empresarial

Gestor, agora que você entendeu a importância dos indicadores ESG para sua empresa, reunimos algumas boas práticas de inserção dessas políticas nas esferas social e ambiental, além da gestão de projetos sociais, que já é uma prática de sustentabilidade empresarial.

♻️ Evitar disposição de embalagens plásticas para uso dos colaboradores e fornecer gestão adequada de resíduos sólidos e líquidos;

🤝 Investir em projetos sociais que desenvolvam ações positivas com a comunidade;

😁 Priorizar a criação de um ambiente de trabalho saudável e amistoso; 

🚀 Desenvolver e treinar equipes para que todos possam crescer pessoal e profissionalmente. 

💡 ESG + Sociall = solução ideal

Diante desse contexto de destaque das empresas que atuam sob os indicadores ESG, os projetos sociais bem estruturados e planejados ganham ainda mais relevância. Nesse sentido, o INFLOR Sociall atua como uma solução ideal para o seu gerenciamento social. A ferramenta possibilita facilidades como: centralizar o recebimento de demandas; analisar e definir a viabilidade de deferimento; acompanhar profundamente a execução e os impactos financeiro e social gerados. Além disso, fortalece a proatividade no relacionamento social.

Ficou interessado? Entre em contato com nossa equipe para saber mais. Teremos prazer em ajudá-lo. 

Conheça o Blog do Sociall 

Fique por dentro de nosso Blog, porque por aqui sempre encontrará notícias e dicas poderosas para alavancar os resultados dos seus projetos. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

5 dicas de como usar as redes sociais para promover seu projeto social

Passo a passo de como criar um blog para seu projeto social

Até a próxima!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter