Blog

5 dicas de como usar as redes sociais para promover seu projeto social

5 dicas de como usar as redes sociais para promover seu projeto social

Presença digital é um grande diferencial para dar visibilidade ao seu projeto social. Nesse sentido, as redes sociais são o principal meio para divulgá-lo e alcançar o sucesso das ações desenvolvidas pela sua empresa. Com perfis nesses canais, marcados pela comunicação mais próxima e direcionada, é mais fácil engajar o seu público, levando-o a compartilhar o que você publica e trazer cada vez mais pessoas para conhecer o seu projeto e, consequentemente, sua organização.

De acordo com o The Global State of Digital in 2019, elaborado pela Hootsuite e We Are Social, mais de 3 bilhões de pessoas usam redes sociais, o que representa 45% da população mundial. Quanto ao Brasil, 140 milhões de brasileiros usam ativamente as redes sociais e passam mais de 3 horas por dia conectados a elas. Nesse cenário, utilizá-las em favor do seu projeto é crucial. Por isso, nós, do Blog do Sociall, preparamos 5 dicas de como usar as redes sociais de forma inteligente.

Veja também – Marketing Social: entenda como ele traz visibilidade para seu projeto

📱 Por que investir nas redes sociais?

Antes de começar, de fato, a publicar conteúdos sobre seu projeto social nas redes, é preciso que entenda o propósito. Milhões de empresas conectam-se com o público por meio das redes sociais. Nelas, é possível alcançar e impactar cada vez mais pessoas, o que gera visibilidade e confiança. As mais usadas mundialmente são Facebook, Instagram e YouTube.

  • Facebook: uma das maiores comunidades do mundo. São mais de 130 milhões de usuários ativos somente no Brasil.
  • Instagram: considerado os olhos do mundo, 85% dos usuários da rede o utilizam para descobrir novos produtos e serviços no Brasil.
  • YouTube: é uma plataforma de vídeos que conta com mais de 99 milhões de usuários ativos no Brasil, sendo o segundo maior buscador do mundo.

📝 Dicas para ter sucesso com seu projeto nas redes sociais

Agora que você tem dimensão da importância das redes sociais para promover credibilidade e visibilidade ao seu projeto social, saiba como ter sucesso. Listamos 5 dicas infalíveis para que possa seguir.

👥 Dica 1 – Conheça seu público

O primeiro passo para alcançar o sucesso nas redes sociais é conhecer seu público, ou seja, as pessoas que seguem o perfil do seu projeto social e as que podem se interessar por ele. Assim, ao compreender quem são seus seguidores, seus posts serão muito mais assertivos e direcionados, o que garante mais visibilidade e reconhecimento.

📝 Dica 2 – Planeje suas publicações

De nada adianta conhecer seu público, se o conteúdo que leva até ele não for bem elaborado. É extremamente necessário planejar os posts que serão publicados na conta do seu projeto, afinal, conteúdos criativos e que seguem uma linha de postagem facilitam a comunicação com os seguidores e tendem a gerar mais interesse. Ferramentas gratuitas como o Canva podem te ajudar na criação de designs personalizados.

🎯 Dica 3 – Foque em conteúdos direcionados

Muitas pessoas tendem a afirmar que a linguagem de toda rede social é a mesma e que, por isso, basta fazer uma publicação e compartilhá-la em todos os canais. No entanto, essa não é uma verdade. Cada plataforma apresenta características específicas. Por exemplo, um textão do Facebook pode não ir muito bem no Instagram. Assim como apenas uma foto talvez seja pouco interessante para usuários do Facebook.

Gestor, o ideal é adaptar os conteúdos de acordo com cada plataforma utilizada. O tema pode ser o mesmo, mas precisa ser modelado conforme a linguagem de cada rede social. Para esta tarefa, vale a pena conferir um artigo completo da mLabs, ferramenta de gestão de redes sociais, sobre as características das principais redes sociais no Brasil.

👍🏼 Dica 4 – Interaja com seu público

Ninguém gosta de ser deixado falando sozinho, mesmo que seja na internet. Quando seus seguidores deixarem um comentário ou mandarem mensagens inbox, responda. Se eles falaram alguma coisa é porque querem ser ouvidos. Além disso, para aumentar o engajamento das pessoas que seguem o perfil do seu projeto social, utilize ferramentas, como enquetes e quiz, para incentivá-los a interagir com seu conteúdo.

📊 Dica 5 – Gerencie, analise e otimize

Uma boa gestão das redes sociais do seu projeto te possibilita obter feedback dos seguidores e, a partir daí, ter uma melhora contínua na sua atuação nos canais. Para este passo, recomendamos a ferramenta mLabs, que permite agendar posts, responder mensagens privadas e gerar relatórios.

Além disso, um outro passo importante para usar a rede social de forma inteligente é analisar os dados gerados pelos próprios canais sobre sua conta e entender como é o seu fluxo de interações para definir se o seu planejamento de posts está, de fato, ajudando a alcançar seus objetivos.

Sociall: ferramenta facilitadora da gestão social

Ao seguir nossas dicas, temos certeza que seu projeto social alcançará mais visibilidade e credibilidade, além de criar um relacionamento mais significativo com o público. Ter organização e contar com ferramentas de gestão social, como o Sociall, é crucial. Entre as inúmeras vantagens do sistema: centraliza o recebimento de demandas, intensifica o relacionamento com as partes interessadas e disponibiliza parâmetros de avaliação e relatórios personalizados.

Conheça o Blog do Sociall

Fique por dentro de nosso blog, porque por aqui sempre encontrará notícias e dicas poderosas para alavancar os resultados dos seus projetos. Confira outros conteúdos que possam ser de seu interesse:

Como monitorar os impactos da sua empresa na sociedade?

Entenda por que a gestão de projetos sociais precisa de relatórios

Até o próximo conteúdo!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter